quinta-feira, 14 de julho de 2011

TODOS USAM O SUS! Um Patrimônio do Povo Brasileiro.

A luta para que o sistema de saúde brasileiro tenha acesso universal, gratuito, público e com foco maior nas políticas de prevenção obteve muitos avanços. Um desses avanços criado pela Constituição Federal de 1988 -Sistema Único de Saúde - (SUS) com a finalidadepermitir que toda a populaçãobrasileira tenha acesso ao atendimentopúblico de saúde e tornouobrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibida a cobrança de dinheiro sob qualquer pretexto.
 Porém, muitos dos princípios do SUS não estão implementados de forma plena até hoje, como a universalidade, a integralidade e seu caráter preventivo. Além disso, os processos de terceirização e privatização avançam sobre nosso sistema de saúde, tornando o cenário ainda mais caótico.


O SUS nas cidades não vão nada bem. Situações como filas de espera de mais de um ano para uma simples consulta são comuns, sem falar na ausência das equipes de saúde complementares e de informações aos usuários de com proceder em uma consulta e da crescente precarização do trabalho.

Cabe notar também o que a população faz nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) , mesmo que o estado de saúde não seja de emergência. Isso causa muitas filas de espera para atendimento, agravadas pela comum falta/ausência de uma simples informação.

Por isso, as ideias, sugestões e determinação em aprovar a emenda 29, em defesa do caráter público, estatal e universal do SUS é constante e fundamental.

Participei da 4ª Conferência Municipal de Saúde realizada no dia 12 de Julho de 2011 em José Bonifácio - SP, onde fui eleito por voto de aclamação um dos 4 delegados de saúde na categoria Usuário,são eles o A. de Imprensa Sr. Percival de Brites, Dr. Cassio Gallo, Sr. Dinis e Sr.Carlos Magno, Suplente a Srª Morani.